Dicas de alimentos que ajudam na saúde bucal

Escovar os dentes, utilizar fio dental todos os dias e visitar seu dentista com frequência são cuidados básicos para uma boa saúde bucal. Mas, da mesma forma que nos preocupamos com os alimentos ingeridos para uma boa saúde corporal, há também alimentos que ajudam a fortalecer nossos dentes.

Alimentos que possuem na sua composição vitaminas, sais minerais, cálcio e fósforo são aliados importantes para uma boca saudável. As doenças periodontais, por exemplo, são consequências de falta de minerais no organismo, este tipo de doença ataca a estrutura de sustentação dentária (o osso que segura os dentes).

1. Maçã

A maçã é uma das frutas mais benéficas para a saúde bucal, isso porque possui fibras alimentares que promovem uma espécie de limpeza nos dentes e gengiva. Além de ser um alimento que demora a ser mastigado estimulando o fluxo salivar.

1. Morango

Rico em vitamina C ele se torna um grande aliado para quem busca dentes mais brancos, combate o acúmulo de placa bacteriana, e em sua composição também há ácido málico que tem efeito adstringente prevenindo as manchas amareladas.

A vitamina C também ajuda a prevenir a falta de massa óssea que, com o tempo, pode ocasionar a perda dos dentes.

1. Leite

O leite e seus derivados são alimentos ricos em cálcio, fósforo e caseína (um tipo de proteína). Eles auxiliam no fortalecimento dos dentes e na regulação do ph.

Quando não há o equilíbrio do ph e a boca fica ácida o processo de deterioração dos dentes é acelerado. Ou seja, a combinação da composição desses alimentos deixa os dentes mais fortes, saudáveis e brilhantes.

Mas atenção, leite com açúcar, fermenta demasiadamente, e se não forem muito bem limpos os dentes, há alto risco de cáries.

1. Castanha do pará e nozes

Além de afastar problemas do coração e no cérebro, elas possuem um óleo que formam uma película sobre o dente, dessa forma protege-o contra bactérias diminuindo a capacidade delas grudarem no dente.

1. Água

Essencial para a manutenção do corpo, então, para a boca não seria diferente. Ela é um importante mecanismo para a limpeza dos dentes, auxilia na produção de saliva, elimina restos de alimentos, mantém o corpo e a boca hidratados.

A água é completa e primordial para o funcionamento e saúde do nosso corpo como um todo.

0 comments on “Dicas de alimentos que ajudam na saúde bucalAcrescente o seu comentário ↓