Essa periodicidade tem como principal objetivo a prevenção. Seu dentista além de analisar a higienização da sua boca e remover possíveis placas e tártaros, ele também examinará sua saúde bucal como um todo, verificando se não há nenhum problema que possa agravar e trazer transtornos maiores.

Sendo assim a Lira Odonto listou algumas razões para visitar seu dentista regularmente:

1. Prevenir

A prevenção é o ato de se antecipar a algo, por isso na odontologia e em todas as áreas da saúde ela é tão importante, porque quem se cuida consegue se proteger com antecedência de possíveis doenças, no caso da saúde bucal as doenças periodontais. Dentes, lábios, gengivas e bochechas são vulneráveis à ação de bactérias, vírus e fungos que podem desencadear infecções, agindo logo no início esse desencadeamento é evitado. Há, também, dores de cabeça e no ouvido frequentes que são originadas por mordidas tortas ou bruxismo que apenas numa ida ao dentista são descobertas.

1. Evitar dor de dente

A dor é algo que pode ser minimizada, através de procedimentos que se antecipam aos problemas agudos, mas muitas vezes a dor é o sinal que indica o caminho do tratamento, por isso mesmo que pequena, não pode ser negligenciada.

As dores de cabeça, mandíbula e dentes que são os sinais de bruxismo (apertar e ranger dos dentes involuntariamente enquanto dorme) recebem o devido tratamento como o uso de um aparelho removível que evita a tensão sobre os dentes durante o sono.

1. Realizar uma limpeza profunda

Embora os hábitos de higiene bucal sejam realizados de forma rígida em casa, a escovação dentária caseira pode falhar e não acessar regiões profundas da boca, criando assim um acúmulo de placa bacteriana nos dentes e gengivas. Com a ida regular ao consultório odontológico, o profissional fará remoção completa da placa bacteriana e cálculos (tártaros), além de promover o polimento das superfícies dentais, facilitando a sua limpeza.

1. Melhorar o sorriso

Quando se pensa na melhora do sorriso não necessariamente pensa-se exclusivamente em dentes brancos, mas sim numa harmonia do sorriso. Dentes e mordidas tortas, dentes quebrados e perda de dente são alguns problemas que precisam de tratamentos a longo prazo, no entanto que mudam radicalmente um sorriso quando finalizados.

Nesses casos específicos é preciso ir mais vezes ao dentista, conforme a complexidade do tratamento.

1. Melhora na autoestima

Após a prevenção e tratamento de possíveis doenças, com o controle da dor e outros sinais e sintomas, uma higiene profunda da boca e a melhora do aspecto do sorriso, além de estabelecer o equilíbrio da saúde bucal, pode influenciar a auto-estima do indivíduo.

O sorriso é o cartão de visitas de qualquer pessoa. E quando se pensa em felicidade já se imagina alguém abrindo um belo sorriso. Dentes brancos, alinhados e saudáveis estimulam uma maior aceitação da própria aparência, tornando as pessoas felizes consigo mesmas e com a imagem que veem refletidas.

Fontes:

Você visita o seu dentista com frequência?

Entenda por que você deveria fazer visitas ao dentista periodicamente

6 boas razões para ir ao dentista regularmente

10 motivos para visitar seu dentista regularmente

5 razões para ir ao dentista regularmente!

6 motivos para ir ao dentista regularmente

A importância da prevenção em odontologia

0 comments on “5 razões para visitar seu dentista regularmente Cuidar da saúde também é visitar um dentista regularmente, se engana quem pensa que apenas realizar exames de sangue e idas periódicas a um cardiologista ou dermatologista, por exemplo, está promovendo uma boa saúde a si mesmo. A Lira Odonto indica a ida ao dentista de forma preventiva, e o seu dentista irá estabelecer o período adequado para suas visitas de controle.Acrescente o seu comentário ↓