A gestação é acompanhada de uma sequência de recomendações e cuidados especiais, inclusive com a saúde bucal, e não é para menos. É um período especial na vida da mulher. Suas escolhas devem ser cautelosas, zelando tanto pelo bebê, quanto pela própria saúde.

Certo: mas o que de fato acontece na gestação? Muitas informações chegam para as grávidas, mas nem todas são verdadeiras.

Listamos abaixo quatro informações comuns que chegam entre as gestantes, e vamos esclarecê-las.

A mulher perde cálcio durante a gestação? – MITO

A formação dos dentes do bebê decorre da alimentação da gestante. Essa deve ser constantemente bem observada. Os seus dentes não participam do processo e nem sofrem qualquer dano ou alteração em nenhum momento.

A gestação traz consigo cárie e perda de dentes – MITO

Alimentação desregulada, com excesso de carboidrato, falta de higiene bucal, falta de rotina e visita ao dentista, podem causar cáries e, até mesmo, a perda dos dentes, estando a mulher gestante ou não.

Não há indícios de que a gravidez apenas traga malefícios aos dentes.

A gestante não pode fazer raio-X – VERDADE

Os exames radiográficos devem ser feitos com uso de avental de proteção em qualquer paciente. Porém, os exames devem ser evitados no primeiro trimestre de gestação, e só devem ser realizados em situações de extrema necessidade. Portanto, é extremamente necessário o acompanhamento pré-natal com seu dentista.

A periodontite pode causar parto prematuro – VERDADE

A periodontite é uma doença que surge por conta do acúmulo de tártaro que se forma a partir das placas bacterianas, reflexo de uma higiene bucal incorreta e da ausência nas visitas ao dentista. Os microrganismos presentes na placa bacteriana percorrem a corrente sanguínea e estimulam a produção da prostaglandina, uma substância hormonal que pode provocar contrações do útero e acelerar o trabalho de parto.

De forma geral, na fase de planejamento da gestação, é muito importante que os cuidados com a higiene bucal sejam intensificados. A escovação e o uso do fio dental são fundamentais para a saúde bucal feminina. É importante também que a mulher passe em consulta odontológica e, caso tenha necessidade de realizar algum procedimento curativo, o ideal é que o tratamento seja feito nesse período.

Lembrando que é recomendado também fazer o pré-natal com seu dentista. Clique aqui e agende sua consulta agora mesmo.

0 comments on “Mitos e verdades sobre a saúde bucal durante a gestação Listamos quatro dúvidas das grávidas e as esclarecemos. Acrescente o seu comentário ↓