Lira na Mídia | Hormônios femininos e saúde bucal Revista Mexa-se | Maio/2019

Hormônios femininos e saúde bucal

ALTERAÇÕES HORMONAIS DA MULHER: O QUE ISSO AFETA A SAÚDE BUCAL?

Hormônios femininos e saúde bucal

Leia matéria sobre Hormônios femininos e saúde bucal

Hormônios femininos e saúde bucal

ALTERAÇÕES HORMONAIS DA MULHER: O QUE ISSO AFETA A SAÚDE BUCAL?

Toda mulher passa por diversas mudanças hormonais ao logo da vida. Algumas mais, outras menos, dependendo de cada organismo. Os hormônios podem ocasionar, transformações no corpo, surgimento de espinhas, alterações de peso, do humor e até mesmo da saúde bucal da mulher. Alterações hormonais, por exemplo, dependendo da pessoa, podem levar a um sangramento maior de gengiva, explica Roberta Sasahara, mestre em Prótese Dentária na USP e que atende na Lira Odonto.

A gravidez e a menopausa são momentos em que a gengiva da mulher fica mais sensível e disposta a desenvolver gengivite, por isso é recomendado maior cuidado aos hábitos de higienização bucal. Não se esquecendo do uso contínuo e devido do fio dental que ajuda na retirada de sobras alimentares nos cantinhos entre os dentes e gengiva.

“Na menopausa a mulher perde a capacidade de produzir o hormônio feminino chamado estrogênio. A falta deste hormônio leva a uma menor produção de saliva, que é uma proteção para a boca. A falta de saliva deixa a boca ácida podendo causar mais cárie, problemas de gengiva e o agravamento de doenças periodontais possivelmente existentes”, esclarece Roberta.

A baixa produção de saliva traz a tona a Síndrome da Boca Seca, que além das complicações já citadas, também dificulta a mastigação e o movimento de engolir os alimentos. Não sendo diagnosticada logo no início, essa síndrome pode também causar a perda dos dentes, mau hálito, feridas, fissuras e rouquidão.

0 comments on “Lira na Mídia | Hormônios femininos e saúde bucal Revista Mexa-se | Maio/2019Acrescente o seu comentário ↓