A má higiene bucal é um dos principais fatores de uma gengiva inchada. O acúmulo de alimentos, não devidamente retirados com uma boa escovação e utilização do fio dental, geram tártaro e causam inflamação na gengiva.

Sendo a gengiva uma base que envolve e sustenta os dentes, assim que perceber algo fora do normal, como a alteração da cor saudável dela (rosada), deve-se procurar por um dentista.

O desenvolvimento de uma gengiva inchada também pode ter como causa:
• Medicamentos hormonais (anticoncepcionais, alterações hormonais);
• Reação de algum produto bucal;
• Tabagismo;
• Uso de aparelho;
• Falta de vitamina C e B3;
• Diabetes;
• Herpes labial;
• Leucemia, entre outros.

E virem acompanhados de sangramento da gengiva, mau hálito, gosto ruim na boca, dor ao comer algo e pus.

Uma gengiva inchada não tratada devidamente pode causar também uma periodontite que danifica os tecidos de suporte dos dentes. Com o avançar dos problemas acontece a retração da gengiva, facilitando mais ainda o acúmulo de alimentos e bactérias, que sem o devido tratamento pode trazer problemas irreversíveis ao paciente.

A rápida procura médica pode evitar que bactérias entrem na corrente sanguínea e prejudiquem a saúde do corpo. Uma doença periodontal pode até mesmo causar um parto prematuro, por exemplo.

Tratamentos

O dentista irá avaliar a gengiva, fazer perguntas sobre sintomas, medicamentos ingeridos nos últimos dias, frequência na escovação bucal e outras que ele (profissional) achar pertinente.

Como tratamento é realizado uma boa limpeza da boca e dos dentes, inicialmente. Nesse processo estão inclusos raspagem, alisamento e polimento. Caso o problema persista são indicados enxaguantes e remédios específicos.

Nos casos mais graves é necessário uma intervenção cirúrgica para a retirada desse inchaço.

0 comments on “O que pode causar uma gengiva inchada? Listamos os principais fatores e alguns tratamentos Acrescente o seu comentário ↓