Aconteceu no Reino Unido um caso que intrigou os dentistas do mundo inteiro. O bombeiro Adan Martin, de 41 anos, ficou à beira da morte e precisou passar por uma cirurgia no coração por causa de uma pipoca entalada entre seus dentes, pois tentou remover a pipoca com tampa de caneta, prego e até um pedaço de fio de cobre, que acabou provocando um machucado e dor no momento, mas foi uma semana depois, que iniciaram sinais importantes: suor noturno, dores de cabeça, fadiga e sopros no coração. Ele correu para um pronto-socorro e recebeu o diagnóstico de endocardite, uma infecção grave que ocorre no coração provocada por bactérias, que neste caso caíram na corrente sanguínea após machucar a gengiva, circular pelo corpo de Adam e parar no coração. Felizmente, ele tratou à tempo e passa bem.
O mais importante ao contarmos esta história, além de alertá-los sobre os riscos que podemos ter ao machucar a gengiva, é o fato que as bacteremias ( bactérias na corrente sanguínea) são muito mais frequentes do que se pode imaginar. Cardiopatias provocadas por bactérias de origem bucal, representam 45% dos casos relatados por grupos sérios como HCor (Hospital do Coração), Instituto Dante Pazzanese e outros. Atenção!! 45% é muito! Significa que sua saúde geral está diretamente relacionada com sua saúde bucal !
Não é só o fato de não se machucar, mas a importância de ter e manter uma gengiva saudável, sem inflamação, sem sangramentos, e diante de qualquer sinal que possa lhe parecer de que as coisas não estão bem, procure socorro.
Então, nosso conselho, é de que escove muito bem seus dentes (com escovas macias) e utilize o fio dental diariamente, e em caso de algum resíduo retido que se tenha dificuldade de remover, e diante de qualquer sinal de inflamação e/ou infecção, procure seu dentista imediatamente!

Além das cardiopatias, há outras doenças sistêmicas que também podem estar relacionadas com bacteremias que se iniciam na boca. Por esse motivo é tão importante fazer a escovação após cada refeição, usar o fio dental (se tiver dúvida de como usar o fio dental, clique aqui) e visitar o seu dentista regularmente pelo menos à cada seis meses.
Se você estiver sentindo algum desconforto nos dentes, agende sua consulta agora mesmo através dos telefones: (11) 3373-4444 – Unidade Bela Vista ou (11) 2574-0958 – Unidade Alto de Pinheiros. Ou se preferir entre em contato através do nosso site: www.liraodonto.com.br

0 comments on “Entenda o caso do bombeiro que teve o coração operado após pedaço de pipoca preso ao dente causar infecçãoAcrescente o seu comentário ↓