Dentista esclarece dúvidas sobre o dente do siso

Dentista esclarece dúvidas sobre o dente do siso Dentista esclarece dúvidas sobre o dente do siso Dentista esclarece dúvidas sobre o dente do siso

Dentista da Lira Odonto esclarece dúvidas sobre o dente do siso, para ler na integra, clique aqui.

Dentista esclarece dúvidas sobre o dente do siso

Dentes do siso são os últimos dentes a nascerem na gengiva. Eles costumam nascer (na maioria dos casos) entre 17 e 25 anos, por isso, são chamados de “dentes do juízo”, por aparecerem próximo ao fim da adolescência, ou início da vida adulta. O dentista Roger Nishyama, da Lira Odonto, esclarece a seguir algumas dúvidas sobre o terceiro molar, como é cientificamente chamado.

Antigamente, a perda dos primeiros dentes acontecia muito cedo e o terceiro molar surgia como um apoio para manter uma boa atividade mastigatória. Mas, com o passar dos anos, da evolução na odontologia e melhoria na higiene bucal, os dentes passaram a ter maior durabilidade e os sisos perderam sua função inicial.

A maioria das pessoas possui quatro dentes do siso, sendo dois superiores e dois inferiores. Em alguns casos não há mais espaço para os sisos nascerem, então, há necessidade de extração.

Precisa esperar o dente nascer parar arrancá-lo: mito
Com a ajuda de radiografias é possível descobrir se há risco no nascimento de algum dos dentes de siso do paciente, caso ele esteja mal posicionado é possível agir realizando uma cirurgia de dentes inclusos ou retidos.

É normal não ter dentes do siso: verdade
Algumas pessoas não desenvolvem o terceiro molar, ele simplesmente não existe por fatores genéticos ou ele pode estar ali, mas não ocorre a sua erupção (não nasce).

Os sisos podem atrapalhar o alinhamento dos outros dentes:  controverso
Isto é muito controverso na literatura científica, não tendo sido comprovado que os terceiros molares criem uma força que cause apinhamento dos outros dentes da arcada. Por tanto, a indicação de extração do terceiro molar, unicamente para prevenir o apinhamento dentário não se justifica.

“Para indicar a extração deste dente, devem ser avaliados outros fatores, tais como o risco de cárie e de bolsa periodontal no próprio siso ou no dente adjacente, associação do siso a um cisto ou tumor, risco de pericoronarite (inflamação da gengiva que recobre o siso) ou pacientes que estão planejando fazer tratamento ortodôntico, por indicação do ortodontista”, explica Nishyama.

Não é recomendado retirar os sisos na adolescência: mito

O dentista indicará o melhor momento, mas nessa fase a raiz do dente ainda não está completa, o que facilita esse processo.

Para os casos mais complexos de cirurgia para retirada de dente do siso, há opção de sedação com analgesia inalatória. Trata-se do que chamamos de sedação consciente. É um método que promove a diminuição do estresse e ansiedade, extremamente seguro, previsível, de rápida recuperação podendo ser usado até mesmo em crianças.

0 comments on “Lira na Mídia | Dentista esclarece dúvidas sobre o dente do siso Dia Melhor ABC | Janeiro/2019Acrescente o seu comentário ↓