Coronavírus e a saúde bucal

O novo Coronavírus (COVID-19), que partiu de Wuhan (China), tem se espalhado rapidamente pelo mundo, com casos confirmados de óbito inclusive em países europeus. O que já se sabe desse vírus é que ele pertence a uma grande família viral e ataca o sistema respiratório, provocando sintomas semelhantes aos de uma gripe comum.

Com muitas suspeitas e casos confirmados no Brasil, o Coronavírus (COVID-19) é infelizmente uma realidade por aqui. Segundo informe oficial da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), alguns indivíduos podem não apresentar sintomas, mas, em alguns casos de infecções de vias áreas superiores, os sintomas são semelhantes a um resfriado. Em casos graves, assemelham-se a pneumonia e insuficiência respiratória aguda. As crianças de pouca idade, idosos e pacientes com baixa imunidade podem apresentar manifestações mais graves.

A ciência ainda não respondeu todas as perguntas sobre o COVID-19, mas já sabe que ele está presente na saliva das pessoas contaminadas e pesquisadores iniciam um trabalho para que o diagnóstico possa ser feito também pela saliva.

Por esse motivo, há discussão em andamento acerca das formas de contágio e por isso a atenção deve ser redobrada nos consultórios odontológicos. É de extrema importância que haja prevenção, de forma que o paciente com qualquer suspeita ou sintoma de resfriado não compareça a consulta, pois o vírus é altamente contagioso. Isso deve ser levado muito a sério a fim de preservar a saúde da equipe clínica e dos demais pacientes.

Caso o dentista identifique qualquer suspeita de que seu paciente possa portar o Coronavírus (COVID-19), a recomendação é direcionar imediatamente para um médico com o descritivo dos sintomas observados.

Recomendações

Para se prevenir o contágio pelo Coronavírus (COVID-19) é recomendado lavar as mãos ao entrar e sair do consultório, cobrir a boca e o nariz em caso de tosse ou espirro. Em caso de suspeita, procure um posto de atendimento ou seu médico de confiança para que seja feita a análise necessária.

Se preferir, leia as recomendações no Portal do Ministério da Saúde, clicando aqui.

O corpo clínico e toda a equipe da Lira Odonto está atenta ao assunto e seguindo as recomendações para garantir a saúde para os pacientes e para todos os colaboradores.

0 comments on “Coronavírus e a saúde bucalAcrescente o seu comentário ↓