Junho chegou, confira dicas de doutoras da Lira para as Festas Juninas A mestre em Prótese Dentária, Dra. Roberta Sasahara, e a professora doutora Monique de Benedetto explicam quais alimentos são nocivos e os cuidados que devemos ter

Difícil chegar ao meio do ano e não pensar em Festa Junina. São bandeirinhas enfeitando escolas, lojinhas, bares, restaurantes e empresas. As reuniões em família e entre amigos, agora,possuem pratos típicos dessa época (milho, pinhão, quentão, canjica, paçoca, maçã do amor, bolo de milho, pamonha, vinho quente, entre outros) e sempre é uma festa. Quem ao imaginar esse momento não fica com água na boca?

Adultos, jovens e crianças adoram aproveitar as festas saboreando as gostosuras que fartam a mesa. Apenas nos meses de junho e julho todos esses alimentos se reúnem numa mesma festa. Por isso muitos gostam de aproveitar ao máximo. Pensando nisso, Dra. Roberta Sasahara, mestre em Prótese Dentária pela FOUSP e a professora doutora, Monique de Benedetto, pós-doutora em Odontopediatria pela FOUSP, dão algumas dicas básicas para uma boa saúde bucal nessa época.

Alimentos

Algumas comidas dessa época possuem estrutura física dura e, naquela vontade de degustar logo a pessoa dá aquela mordida que pode trazer prejuízos a saúde bucal. “Pé de moleque e coisas duras no geral, podem soltar o braquete (peça de aparelho fixo ortodôntico), milho verde fica difícil comer utilizando aparelho, também”, afirma Dra. Roberta.

Já os doces pegajosos de darem água na boca, a Dra. Monique explica que são deliciosos, porém grudam nos dentes, e é necessário um cuidado maior para sua remoção total. A escovação deve ser feita com mais cuidado após a ingestão de doces como paçoca, doce de leite, balas de coco, doces caseiros, brigadeiros… para evitar que o açúcar fique “grudado” na superfície dos dentes, principalmente os posteriores que têm uma anatomia cheia de sulcos e fissuras, o que facilita a retenção dos alimentos, além de estarem numa posição que necessita uma atenção maior para a escova dental alcançar.

Complicações

O cuidado é redobrado para todos aqueles que utilizam aparelho ortodôntico. Não apenas porque eles possam quebrar, mas também, porque alimentos pegajosos tendem a se instalar em locais de difícil acesso à escovação. A casquinha do milho da pipoca, por exemplo, entra com facilidade entre o aparelho e a gengiva e muitas vezes causa inflamação local, esclarece Dra. Monique de Benedetto.

Além disso, a doutora continua, “é comum após as festas juninas recebermos pacientes com aparelhos danificados por conta da ingestão desses alimentos duros”.

Boa Higiene

Não é nenhuma novidade que todo mundo precisa realizar uma boa higiene bucal todos os dias. Após a ingestão de doces precisa ser feito a higiene assim que possível, reitera Dra. Roberta Sasahara.

E como fazer com as crianças? A odontopediatra, Dra. Monique, pontua que é importante que os pais prestem mais atenção na realização da escovação e fio dental após a ingestão desses alimentos, tão comuns nas festas juninas. O cuidado deve ser redobrado sempre após a ingestão de alimentos doces e pegajosos.

Então ao chegar da festa é importante tirar um tempo maior para uma escovação completa, tranquila, sem utilizar a força e não se esquecendo de passar o fio dental em todos os dentes, além de escovar a língua devidamente. Se você tiver dúvida quanto a utilização do fio dental, clique aqui e leia matéria em nosso blog. E lembre-se de acionar ao seu dentista em qualquer situação.

0 comments on “Junho chegou, confira dicas de doutoras da Lira para as Festas Juninas A mestre em Prótese Dentária, Dra. Roberta Sasahara, e a professora doutora Monique de Benedetto explicam quais alimentos são nocivos e os cuidados que devemos terAcrescente o seu comentário ↓

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *