Palestras Educacionais

A partir da análise da saúde bucal na empresa, sugerimos uma série de temas atuais e de grande importância para todos. As palestras são ministradas por um dos nossos coordenadores clínicos, sempre um profissional com grande experiência nos assuntos abordados:

Higiene / Nutrição

A cavidade oral é a porta de entrada dos nossos alimentos e dos nutrientes que nos mantêm vivos e capacitados para desempenhar todas as nossas atividades. Esta característica faz com que diariamente nossos dentes e mucosas sejam expostos a uma infinidade de situações, algumas agressivas, dependendo do que é ingerido e de como é conduzida a higiene. Nesta palestra, transmitimos informações para uma melhor compreensão dessa relação entre higiene e nutrição, além dos mecanismos das doenças no ambiente bucal.

Colocação de implantes

O avanço das técnicas terapêuticas reconstrutivas trouxe grande segurança ao processo de colocação de implantes na reabilitação oral. Mas, em muitos pacientes, ainda persistem dúvidas sobre o que é um implante osseointegrado e como ele é feito. Nesta palestra, são apresentadas de forma didática informações que esclarecem essas dúvidas e eliminam qualquer receio.

Colocação de implantes por cirurgia guiada

Com o avanço das técnicas terapêuticas, a cirurgia guiada, baseada na tecnologia CAD/CAM, revelou-se uma grande evolução no  processo de colocação de implantes na reabilitação oral. A combinação de técnicas cirúrgica, aliadas ao conhecimento do cirurgião, proporcionam ao paciente soluções que vão de encontro a sua necessidade e desejo. Nesta palestra, apresentamos a cirurgia guiada e seus beneficio, utilizando uma linguagem clara e de fácil entendimento.

Clareamento

Em decorrência da grande exposição da população às propagandas que exaltam o ideal dos dentes brancos, temos verificado muitos equívocos sobre o que é o processo de clareamento, seus limites, suas indicações e contraindicações. Nesta palestra, utilizando uma linguagem apropriada ao público leigo, procuramos dar uma ampla visão sobre o processo de clareamento de dentes vitais e não vitais (com tratamento de canal), suas formas de aplicação, suas vantagens e desvantagens, além das suas indicações e contraindicações.

Prótese

Próteses são dispositivos ou aparelhos confeccionados para reconstruir parcial ou totalmente um órgão ou um tecido. No ambiente bucal, são essenciais para devolver a função, a estética e o conforto ao sistema mastigatório e, consequentemente, ao paciente que sofreu fraturas, perdas dentais ou até extensas mutilações decorrentes de acidentes ou tratamentos de doenças graves. Nesta palestra, apresentamos os diversos tipos de próteses disponíveis atualmente e suas principais indicações de uso nos tratamentos reabilitadores.

Metal free

O avanço do domínio tecnológico dos materiais cerâmicos também trouxe resultados para a odontologia. Existem hoje no mercado vários sistemas que utilizam materiais cerâmicos como a Zircônia e a Alumina, que dispensam o uso de metais como base para a confecção de próteses, proporcionando várias vantagens estéticas. Esta apresentação busca informar o que são estes novos materiais cerâmicos e suas principais aplicações na odontologia.

DTM

Disfunção temporomandibular (DTM) é um termo que engloba uma grande variedade de distúrbios e patologias que afetam as articulações temporomandibulares (ATMs), as responsáveis pelos movimentos da mandíbula. Qualquer disfunção nas ATMs pode causar importantes consequências em todas as funções relacionadas ao sistema bucal (mastigação, fonação, deglutição etc.). Nesta palestra, apresentamos os principais sinais e sintomas que indicam a ocorrência de DTM e os mecanismos de controle e tratamento, além da importância das ações preventivas para minimizar o risco de complicações futuras.

Endodontia

Conhecido popularmente como tratamento de canal, o tratamento endodôntico é aquele em que o cirurgião-dentista acessa a parte interna do dente, onde se localiza o tecido pulpar, o nervo. Quando um dente sofre uma lesão cariosa muito extensa e profunda, esse tecido fica muito inflamado, provocando dores intensas, e pode até necrosar em decorrência de infecção bacteriana. Em casos extremos, o agravamento da lesão pode provocar bacteremias (presença de bactérias na corrente sanguínea), que podem provocar infecções em órgãos distantes, tais como articulações, rins e válvulas cardíacas, colocando a vida em risco. Esta apresentação é bastante didática e visa elucidar dúvidas e preconceitos que cercam este processo terapêutico.

Periodontia

Periodontia (peri: em volta de, Odonto: dente) é a ciência que estuda e trata as doenças do sistema de implantação e suporte dos dentes. As alterações patológicas do periodonto são chamadas doenças periodontais, como, placa bacteriana, gengivite, periodontite. A infecção causada por bactérias, afeta os tecidos que rodeiam os dentes, formando um espaço indesejável entre a gengiva e o dente chamado de bolsa periodontal, esta favorece o acúmulo de resíduos alimentares e de bactérias. A doença periodontal é a principal causadora da perda de dentes em adultos. Nesta apresentação mostramos a importância da higiene e dos cuidados com a saúde bucal para evitar doenças.

Câncer bucal

Nas últimas décadas, a população brasileira passou por transformações que promoveram um enorme aumento na expectativa de vida. Com isso, houve uma mudança no perfil das doenças, gerando maior incidência de doenças degenerativas como o câncer, já que cada vez mais indivíduos chegam à terceira idade. Entre os vários tipos de câncer, o de boca é o quinto que mais atinge os homens e o sétimo entre as mulheres. Nesta palestra, buscamos informar quais são os principais tipos de câncer que podem ocorrer na cavidade oral e as melhores formas de prevenção e identificação dos sinais e sintomas.