Você sabia que também existe consulta pré-natal com o dentista? Consultar seu dentista na fase pré-natal é importante para o bebê e para a mãe

Você sabia que também existe consulta pré-natal com o dentista?
Consultar seu dentista na fase pré-natal é importante para o bebê e para a mãe e deve ocorrer em dois momentos: antes de engravidar e durante a gestação.
A consulta pré-gravidez tem a finalidade de tratar problemas existentes e também de prevenir o aparecimento de novos através de uma avaliação criteriosa e com auxílio de radiografias, que devem ser evitadas durante a gravidez. A saúde gengival é um ponto importantíssimo a ser avaliado neste momento, pois as doenças gengivais (gengivite e periodontite) têm maior incidência e severidade durante a gestação.
Durante a gravidez o ideal é que haja apenas o acompanhamento e não tratamento de doenças, com consultas para controle geral da saúde bucal. É muito comum ouvir de pacientes que os dentes ficaram muito fracos e/ou que a gengiva sangrava muito no período gestacional. O primeiro trimestre é a fase que se exige mais cuidado, pois é nesta etapa que ocorrem as maiores mudanças hormonais. O suco gástrico decorrente de enjôo e vômitos deixa o PH da boca mais ácido, favorecendo a erosão do esmalte do dente e o surgimento de cáries. Muitas vezes para diminuir este desconforto as mães passam a se alimentar em intervalos curtos de tempo. Esta nova dieta deve ser acompanhada de uma higienização bucal mais frequente, evitando assim o surgimento de cáries.
Com estes cuidados é possível curtir a gravidez sem problemas bucais e com um belo sorriso!⁠⁠⁠⁠

1 comentário em "Você sabia que também existe consulta pré-natal com o dentista? Consultar seu dentista na fase pré-natal é importante para o bebê e para a mãe" Acrescente o seu comentário ↓

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *