Odontopediatria

O que é Odontopediatria?

A Odontopediatria é a especialidade da Odontologia que trata de bebês e crianças. Tem como função orientar, desde a gestação, quanto aos cuidados que se deve ter em relação à saúde bucal do seu bebê.

O tratamento odontopediátrico engloba desde o controle e orientação do processo de desenvolvimento do sistema mastigatório da criança, bem como a prevenção de traumatismos dentários, a prevenção e tratamento das doenças bucais, como cárie e a doença periodontal onde estão incluídos procedimentos restauradores, os tratamentos de canal, as extrações, etc.

Benefícios:

• Acompanhar e manter a dentição decídua (dentes de leite) saudável até a época de troca para a dentição permanente, evitando dessa forma problemas mastigatórios, fonéticos e estéticos para a criança;
  • Orientar quanto aos hábitos saudáveis em relação a higiene bucal e dieta, com isso garantir um melhor desenvolvimento e uma melhor qualidade de vida às crianças;

Riscos por falta de tratamento

A falta de tratamento odontopediátrico pode resultar em infecções nos dentes o que pode levar a complicações e infecções no tecido ósseo de suporte, gerando sinais e sintomas semelhates aos que ocorrem em adultos:

• Dor e inchaço;
  • Febre;
  • Bacteremia (bactérias na corrente sanguínea);
  • Infecções a distância (articulações e febre reumática, entre outros;
  • Alterações e desconforto na função das articulações.

Cuidados Importantes

É importante que os pais não passem ansiedade à criança antes da consulta odontopediátrica. Apenas avisem a criança que ela vai ao dentista e no momento da consulta o Odontopediatra dará todas as informações necessárias ao paciente e a família.

Como é realizado o tratamento em bebês?

A Odontopediatria é fundamentada em técnicas de gerenciamento de comportamento bem aceitas na Literatura Científica que permitem a realização do tratamento preventivo e curativo em crianças de tenra idade, com qualidade e segurança.

Quando deve ser a primeira consulta da criança?

O ideal é que a gestante já receba orientações sobre os cuidados que ela deverá ter com a cavidade bucal do bebê. Caso isso não seja possível, o ideal é que a mãe leve o bebê assim que o primeiro dente de leite apareça, para receber as orientações necessárias.

Os procedimentos realizados nas crianças são diferentes dos realizados nos adultos?

Não. Os procedimentos realizados são semelhantes aos da clínica geral de adultos. A principal diferença é em relação à abordagem da criança durante o tratamento, principalmente em relação ao controle de comportamento.

A criança poderá sentir algum desconforto?

Os procedimentos são realizados com anestesia sempre que necessário. A criança deve estar relaxada no momento da consulta, minimizando a possibilidade de sentir desconforto. O Odontopediatra tem preocupação constante com a criança durante a consulta, e explica tudo que será feito ao paciente de forma que este fique confiante no profissional durante os procedimentos.

Como manter o resultado conseguido?

A participação do núcleo familiar é extremamente importante para o sucesso do tratamento. O profissional passará as informações sobre higiene e dieta, estas devem ser seguidas pelo paciente com a supervisão dos pais. É fundamental que a família esteja motivada a manter os hábitos saudáveis para que o tratamento tenha sucesso.

O tratamento em crianças é realizado com sedação consciente?

Na grande maioria das vezes não é necessário realizar nenhum procedimento de sedação para atender crianças. Nas primeiras consultas o profissional explica como é realizado o tratamento aos pais e à criança, realiza o condicionamento psicológico e o tratamento ocorre de forma tranquila. Em casos extremos há a possibilidade de realização do tratamento com o uso de sedação consciente ou até em âmbito hospitalar, com anestesia geral.