O que é Endodontia?

A endodontia é o ramo da Odontologia que trata das lesões e doenças da polpa (nervo) e da raiz do dente. O tratamento consiste na remoção do tecido mole (polpa) que se encontra na parte interna (canal) e pode estar vivo, sadio, inflamado, infectado ou necrosado/morto. Depois de se remover esse tecido, o canal é esterilizado e preenchido com obturação em material específico.

Benefícios:

• Evitar a extração do dente;
  • Prevenir infecções.

Riscos por falta de tratamento

A falta de tratamento endodôntico pode resultar em infecção na raiz do dente e nos tecidos vizinhos a ele e trazer sérias consequências à saúde, entre as quais:

• Dor intensa;
  • Inchaço;
  • Febre;
  • Bacteremia (bactérias na corrente sanguínea);
  • Infecções a distância (articulações e febre reumática, entre outros);
  • Extração do dente;
  • Prevenir infecções.

Tratamentos relacionados

• Tratamento de canal;
  • Restaurações (obturações).

Como é realizado o tratamento?

O tratamento resume-se à remoção, na parte mais interna do dente (canal), do tecido mole (polpa) que, sadio ou infectado, é substituído por material de obturação.

É preciso fazer algum tratamento prévio?

Para quando a polpa é viva e sem inflamação, uma sessão é suficiente; se for viva, mas estiver inflamada, duas sessões bastam. Com polpa mortificada, são necessárias mais sessões, que variam de acordo com o grau de infecção ou de dificuldade do tratamento.

Poderei sentir algum desconforto?

Com anestesia, o tratamento é indolor e, às vezes, quando a polpa está mortificada, não é preciso anestesiar.

Como manter o resultado conseguido?

Para obter sucesso, é importante restaurar corretamente o dente após o tratamento do canal, para proteger a estrutura remanescente.

Há riscos no procedimento?

Sim. Muitas vezes o dente comprometido apresenta alto nível de contaminação por bactérias bastante agressivas, com risco de agravamento e agudização do processo (abscesso agudo). É importante que o paciente siga corretamente as orientações do profissional e relate imediatamente qualquer anormalidade.

Cuidados importantes

Antes do tratamento

Em geral, não há recomendações prévias para o tratamento endodôntico. Pacientes com diabetes descompensado, problemas cardíacos (prolapso de válvula, marcapasso, etc.) e sistêmicos receberão orientações específicas do cirurgião-dentista sobre medidas profiláticas (preventivas) antes de cada atendimento.

Durante o tratamento

Entre as sessões de tratamento endodôntico, a cavidade de acesso ao canal será restaurada com material provisório.

Nesse período, recomenda-se que o paciente evite alimentos duros ou pegajosos para diminuir os riscos de comprometimento desse material ou do próprio dente.

Após o tratamento

Uma vez concluído o tratamento endodôntico, o dente deve ser rapidamente restaurado para evitar recontaminação do canal ou complicações no remanescente dentário.