Erosão ácida: dentes sensíveis ao frio, doces ou toque de unha Confira as principais causas desse desconforto e como evitá-las

Dentes sensíveis com gelado acabam atrapalhando nosso dia a dia. Na hora do bochecho ao final da escovação, ao tomar bebidas geladas, sorvete nos dias de calor, e às vezes com o ar ambiente em um dia muito gelado. As causas podem ser muitas, como o Energético para aguentar uma rotina de trabalho muito puxada, a água com limão da sua dieta, o refrigerante de todos os dias, o limão na salada…O que todos este tem em comum? A acidez, que agride a superfície do seu dente tornando o seu desgaste mais fácil pelo atrito da escova, alimentos e pelo ranger de dentes – bruxismo.

Este problema é conhecido como erosão ácida. Estes dentes “desgastados” ficam mais sensíveis ao frio, doces, ao toque da unha (tem gente que faz isso) e da escova, pois diminuímos a espessura da camada responsável pelo isolamento térmico do dente, ou seja, diminuímos o “número de agasalhos que protegem o dente do frio” e assim ficam mais sensíveis à estímulos.

E como podemos nos livrar desta tortura?

Para a maioria, evitar os alimentos e bebidas ácidas por um tempo e usar pastas indicadas para a sensibilidade é suficiente. Em alguns casos, indicamos pastas a base de bicarbonato de sódio, que ajudam a neutralizar os ácidos. Você pode pensar: mas eu preciso parar com os ácidos? Sim, porque os ácidos atrapalham a ação das pastas e você não percebe melhora. Evite escovar os dentes logo após a ingestão de frutas ou bebidas ácidas, pois você irá ao longo dos anos provocar maior desgaste no esmalte.

Neutralizando a Erosão ácida 

Coma alimentos salgados (como os queijos) junto com estas bebidas para ajudar na neutralização dos ácidos. Modere a quantidade e frequência principalmente dos refrigerantes e energéticos, diminua também a quantidade de limão na salada. Por vezes você pode sentir que a dor diminui mas não some. Isto pode acontecer porque existem outras causas que mantém o ambiente bucal ácido como o refluxo, anorexia e bulimia. retrações gengivais e cárie podem gerar dores localizadas, que pioram em ambiente ácido e não melhoram com os cuidados citados. Sempre que a sensibilidade não diminuir o ideal é procurar ajuda do dentista, pois ele pode fazer o diagnóstico preciso e a orientação para te devolver o prazer de comer e ingerir líquidos gelados sem medo.

1 comentário em "Erosão ácida: dentes sensíveis ao frio, doces ou toque de unha Confira as principais causas desse desconforto e como evitá-las" Acrescente o seu comentário ↓

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *